Gestão de Crise

Plano de Gestão e Comunicação de Crise

A Crise ocorre quando a imagem de uma instituição corre o risco ou é atingida de forma negativa. Acidentes, desastres naturais, diferendos laborais, boatos, fugas de informação, contenciosos judiciais, são apenas alguns exemplos de situações que podem criar vulnerabilidades numa organização e afetar a sua reputação.

Durante uma crise ou situação de crise, um planeamento estratégico é essencial. A boa gestão da Comunicação Social pode ajudar a organização a manter os colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade civil e autoridades, bem informados sobre o problema e as ações em curso para solucioná-lo.

Qualquer falha nesta comunicação pode agravar a crise ou gerar novas crises, danificando a sua reputação. A rapidez da resposta, a experiência e os recursos humanos envolvidos são essenciais na planificação. A estratégia contempla o rescaldo da crise, reposicionamento e reforço da sua imagem.

Identificação

Criar uma política ou diretrizes que defina quem, quando e como é que tem de acompanhar a sua organização.

Planificação

Planear quem tem o controlo da situação e quem vai realizar a gestão na sua equipa durante e após a crise.

Prevenção

Criar e encenar diferentes cenários de crise com a sua equipa, no sentido de testar a capacidade de resposta.

Oportunidade

A gestão da crise tem que permitir a reconquista da confiança e o reforçar da sua imagem no presente e futuro.

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