A marca é o valor intangível socioeconómico e cultural que torna única uma cidade ou um território. É aquilo que distingue um território de todos os que estão em competitividade com ele na atração de turistas e visitantes, de investimentos (empresas e emprego), de eventos de carater nacional ou internacional e de mais população. A logomarca é apenas um dos meios da marca cidade, porque na marca contam o nome, o símbolo e a história, uma ideia central ou conjunto de ideias que transmitam qualidades, emoções, atitudes e estilo.
A marca território é um elemento chave da atração de turistas, quando o turismo se transforma na principal indústria do século XXI. No primeiro semestre de 2017, segundo o barómetro da Organização Mundial de Turismo, foram 598 milhões de turistas internacionais. O Turismo emprega cerca de 300 milhões de pessoas e significa 10% dos empregos no mundo. São os países emergentes e as regiões de baixa densidade populacional que mais têm crescido.
A natureza, a cultura e o património surgem como primeira razão do turismo internacional.
105 participantes
Viana do Castelo
7 de Março 2018, 2018