Seminário Internacional

A Marca e o Desenvolvimento e Afirmação dos Territórios

7 de Março 2018 de 2018, Viana do Castelo
Organização: Omnisinal e H2 Comunicação
Partner: Município de Viana do Castelo


Objetivo
  • Explicitar, de modo claro e profundo, a importância na atualidade da marca para uma cidade, um município, uma organização;
  • Refletir sobre a importância do marketing e da comunicação na estratégia de desenvolvimento de uma marca territorial, quer nas grandes cidades, quer nos territórios menos urbanos;
  • Analisar alguns exemplos de sucesso de marcas territoriais.
  • Salientar a importância da marca enquanto elemento de atração de turistas, visitantes, criação de emprego e fixação de pessoas.

Destinatários
  • Membros dos Executivos Municipais com responsabilidades nas áreas da comunicação, do turismo e do marketing
  • Técnicos de turismo, comunicação e marketing dos Municípios
Inquérito de satisfação
0
Não satisfaz
2
Satisfaz
20
Bom
78
Muito bom

Programa

9h00

Entrega de documentação
 
9h30 Sessão de abertura
Intervenção de José Maria Costa, Presidente da Câmara de Viana de Castelo

10h00

A criação e planeamento da marca territorial
  • Victoria de Elizagarate
    Investigadora da Universidade do País Basco, autora de várias obras com destaque para “Marketing de ciudades – Estratégias para el desarrolo de ciudades atractivas e competitivas en un mundo global”; autora ou coordenadora de vários planos de desenvolvimento de marcas em diversas cidades ou territórios de Espanha

11h30
Coffe break

14h30

A marca e marketing territorial nas estratégias de desenvolvimento
  • António Azevedo
    Doutor em ciências empresariais e docente universitário. Cooautor de City Marketing My Place en XXI

13h00
Intervalo para almoço

14h30

Depoimentos de 10 minutos e debates:

A marca Gaia
  • Vítor Tito - Especialista de comunicação e marketing
A marca Barcelona
  • Ramon Font - Jornalista de Barcelona
A marca Santa Maria da Feira
  • Pedro Fonseca - Câmara de Santa Maria da Feira
As Fisgas de Ermelo elemento chave da Marca Mondim de Basto
  • Humberto Cerqueira - Presidente da Câmara de Mondim de Basto
A comunicação e as marcas territoriais
  • Custódio Oliveira - Diretor geral da Omnisinal e consultor de comunicação
Os debates serão coordenado por Carlos Alberto Cardoso - Director geral da Agência H2COM e consultor de comunicação
 

16h30
Encerramento
Mais informações
A marca é o valor intangível socioeconómico e cultural que torna única uma cidade ou um território. É aquilo que distingue um território de todos os que estão em competitividade com ele na atração de turistas e visitantes, de investimentos (empresas e emprego), de eventos de carater nacional ou internacional e de mais população. A logomarca é apenas um dos meios da marca cidade, porque na marca contam o nome, o símbolo e a história, uma ideia central ou conjunto de ideias que transmitam qualidades, emoções, atitudes e estilo.

A marca território é um elemento chave da atração de turistas, quando o turismo se transforma na principal indústria do século XXI. No primeiro semestre de 2017, segundo o barómetro da Organização Mundial de Turismo, foram 598 milhões de turistas internacionais. O Turismo emprega cerca de 300 milhões de pessoas e significa 10% dos empregos no mundo. São os países emergentes e as regiões de baixa densidade populacional que mais têm crescido. A natureza, a cultura e o património surgem como primeira razão do turismo internacional.
105 participantes
Viana do Castelo
7 de Março 2018, 2018

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