Notícia

O que um bom empreendedor deve saber responder

Um business plan definido são os pontos-chave

16 de janeiro, 2013
Se é empreendedor, é possível que mais tarde ou mais cedo apareça alguém interessado em investir no seu negócio e pronto para ouvir as suas ideias.

A entrevista é fulcral para decidir se vale ou não a pena investir dinheiro no seu projeto, por isso garanta que sabe responder a algumas perguntas fundamentais.
Uma apresentação bem preparada e um business plan definido são os pontos-chave.

Já a incubadora espanhola EGauss elaborou um certificado de empreendedorismo com várias perguntas que passam pela área, o produto e serviços, marketing e vendas, gestão e financiamento às quais todo o bom empreendedor deve saber responder. São elas:

Tecnologia/Produto/Serviço
  1. Que problema resolve a sua tecnologia/produto/serviço? É uma das perguntas mais importantes pois explica o que faz a sua empresa, a que se dedica, o que vende e se é uma novidade que soluciona problemas de um público específico ou responde a uma procura. Se não faz nenhuma destas coisas, a ideia não será muito útil.
  2. Como se resolve esse problema sem o seu produto? Explique que outras alternativas existem presentemente no mercado para dar resposta a essa necessidade.
  3. Porque é que vale a pena tentar resolver esse problema com o seu serviço? É necessário explicar que diferença fará a sua proposta relativamente às que já existem e por que motivo a sua é preferível às restantes.
  4. O que faz o seu produto? Descreva claramente em que consiste o seu serviço/tecnologia.
  5. Quais são as principais características e benefícios da sua proposta? Explique como funciona a sua proposta, quais as possibilidades que oferece e quais as vantagens que oferece aos utilizadores/compradores comparativamente a outras opções.
  6. Como está protegido o seu produto? Os investidores que trabalharam nestas questões assumem que esta é de grande importância e que poucos investidores lhe sabem responder. O ideal é referir se a ideia está protegida contra terceiros, nomeadamente se existe alguma patente, se há códigos guardados no caso de se tratar de uma tecnologia e se pode ser facilmente copiada por um concorrente. O mesmo acontece com o registo da marca e do domínio de internet.
  7. Quais são os principais concorrentes? Deve-se informar se alguém já fez algo parecido e em que situação se encontra. Ainda que isto possa parecer negativo, este ponto pode demonstrar ao investidor as possibilidades de êxito da sua ideia.
  8. Quais são os critérios de compra dos clientes? Deve conhecer os fatores e o peso na toma de decisões do público ao qual se quer dirigir.
  9. Como compara a sua solução à dos seus competidores? Saiba reconhecer se o seu produto/serviço/tecnologia é superior ou inferior aos dos seus concorrentes, nomeadamente se está mais/menos avançado tecnologicamente ou se é mais atrativo e seguro.

Marketing e Vendas
  1. Qual o seu mercado específico? Identifique o público e território ao qual se pretende dirigir.
  2. Qual o tamanho do seu público? Estude o número de pessoas ou empresas que compõem o mercado ao qual se dirige.
  3. Qual o crescimento esperado do seu mercado? Tenha em conta as perspetivas de crescimento do seu mercado.
  4. Quais os segmentos específicos de mercado? É necessário identificar os diferentes grupos que formam o mercado ao qual se dirige.
  5. Quem paga o produto e porquê? Note se há diferença entre o consumidor final do produto e a pessoa do qual a venda depende, isto é, quem o paga.
  6. Quem são os clientes atuais e qual o meio de venda? Saiba exatamente como chegar aos futuros utilizadores.
  7. Qual é a estratégia e plano de expansão por cada segmento de clientes? A estratégia não se deve fazer de forma geral, devendo existir antes uma para cada segmento do mercado objetivo.
  8. Qual a sua estratégia e plano de expansão em termos geográficos? Explique onde vai lançar o seu produto dividindo por zonas, cidades ou países e também as razões que o levam a atuar nessas localidades.

Gestão e Execução
  1. Quem são os fundadores? Apresente-se fazendo referência a experiências anteriores de trabalho, iniciativas e habilitações.
  2. Quem mais faz parte da gestão? Além dos investidores ou acionistas, pense que outros membros farão parte da gestão da empresa, nomeadamente quem irá comandar os possíveis empregados.
  3. Quem são os seus assessores e sócios atuais? Identifique quem faz a sua assessoria e se existem outros sócios a investir capital.
  4. Quais os marcos mais importantes conseguidos até agora? Mostre o que conseguiu concretizar até ao momento com o seu projeto, nomeadamente se já assinou algum acordo, realizou algum estudo ou fez empréstimos bancários.
  5. Qual o estado atual da sua empresa e do produto/serviço? Se a companhia já estiver ativa, descreva a sua situação atual. Se não, refira em que estado está o projeto e quanto tempo falta até estar pronto.
  6. O que pretende fazer se conseguir obter o investimento? Defina prioridades para a injeção de capital e quais os próximos objetivos a alcançar.
  7. Qual a estrutura atual de acionistas? Apresente a percentagem de ações que cada sócio tem.
  8. Quais as previsões de contratação? Analise a necessidade de trabalhadores na empresa em cada fase do plano de crescimento. Pense em quando vai contratar, para quê, quais os recursos necessários e que tipo de pessoas precisa.
  9. Qual a nacionalidade da empresa e a sua estrutura legal? Estude qual o sítio em que lhe será mais conveniente criar a sua empresa, tendo em conta aspetos legais como o tipo de sociedade que mais lhe interessa ou o pacto de sócios.

Financiamento
  1. Qual o seu modelo de rendimentos? Este ponto tem de estar claramente definido devendo saber, por exemplo, a partir de que quantidade de vendas se ganham percentagens.
  2. Quais os custos associados e necessidades de investimento? Apresente os gastos que serão estritamente necessários num determinado momento e quais podem ser dispensados.
  3. Quando e como se consegue o ponto de equilíbrio da empresa? Estime quando é que os rendimentos e custos da empresa estarão no mesmo nível.
  4. Quais as possíveis saídas para o investidor? Preveja a possibilidade de saída no caso de um investidor querer abandonar o negócio e recuperar a sua liquidez.
  5. Quem são os compradores estratégicos na possibilidade de venda da empresa? Identifique potenciais compradores para a empresa.
  6. Quais as vendas de empresas comparáveis à sua e que preços praticam? Pesquise onde e quando se venderam projetos semelhantes ao seu e a que preço.
  7. Quais as necessidades de financiamento da empresa? Os empreendedores costumam pedir quantidades erradas de financiamento para a empresa, pelo que faça por valorizá-la corretamente.
  8. Qual o método utilizado para valorizar a empresa? Apresente os cálculos realizados e pense se vai oferecer uma percentagem de ações em troca do investimento.
  9. A que é que se destina cada parte do investimento? Divida os custos por áreas: marketing, recursos humanos, desenvolvimento tecnológico, etc.

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se atualizado(a) recebendo todas as últimas novidades no seu endereço eletrónico.