Notícia

Saiba como melhorar o sinal Wi-Fi em sua casa

Colocar o router no centro exato da casa e evitar paredes e espelhos

18 de março, 2016
Quatro medidas para melhorar o sinal Wi-Fi em sua casa
A qualidade do sinal de Wi-Fi é uma ciência envolta num grande mistério, porque o sinal oscila sem que haja qualquer justificação clara por causa da distância, e a temida roda do buffering (esse ícone odiado que aparece quando o sistema demora muito tempo a carregar os conteúdos) aparece com muita frequência, esgotando a paciência do utilizador.
Quando isto acontece, o mais lógico é contactar o operador que fornece a ligação à Internet.

Algumas vezes isso pode resolver o problema, mas a maior parte delas apenas fará perder tempo a todos, pois, na realidade, o problema está dentro de casa, sem que o operador possa fazer alguma coisa. Felizmente, a solução pode ser muito mais simples do que pensamos, seguindo os passos detalhados a seguir.


Encontre a localização ideal do "router"

Em quase todas as casas, esta equipamento é considerado algo inestético que não deve estar à vista de todos, e por essa razão, é colocado em móveis para a televisão e até mesmo dentro de armários, sem nunca se considerar que a posição do router influencia o sinal. A resposta certa é: sim, o local onde colocamos este equipamento é decisivo em obter um bom sinal, ou pelo conrário, deixar partes da casa na sombra.

Os especialistas recomendam colocar o router no centro exato da casa, pois desta forma o sinal chegará com a mesma intensidade a praticamente todos os cantos da casa. Efetivamente, isso nem sempre é possível, pois o router tem de estar perto da tomada de telefone ou fibra óptica, mas, se possível, deve puxar um cabo para encontrar a posição mais central.


Tente utilizar o cabo nos dispositivos de maior utilização

Agora que a televisão em streaming começa a ganhar adeptos (com a chegada do Netflix, por exemplo), o volume de dados descarregados é muito elevado e, para evitar demoras ou falhas no sinal, o melhor é utilizar a conexão Ethernet sempre que seja possível e deixar o wireless para o inevitável, tais como tablets ou telemóveis.

Isto é devido às perdas de sinal de Wi-Fi que sempre acontecem, por muito bom que seja o router, e de facto, as operadoras só garantem determinada largura de banda medida através da saída do cabo. Em algumas casas nos EUA, com dimensões superiores às europeias, os utilizadores estão a começar a colocar tomadas Ethernet nos pisos superiores e nos locais onde ficam a televisão ou o computador para garantirem sempre uma boa largura de banda.


Evitar a cozinha e casas de banho

Não parece que seja o lugar mais comum para colocar o router, mas se a ligação está precisamente em alguma destas divisões da casa, temos más notícias: tanto o microondas como os espelhos interferem com o sinal sem fios. Os primeiros porque utilizam a banda a 2,4 GHz, que é exactamente a mesma utilizada pelos routers para transmitir o sinal, enquanto que os espelhos fazem com que o sinal ressalte. O mesmo pode ser dito de paredes de betão ou tijolo, que absorvem com maior intensidade o sinal, fazendo-o perder muita força.


Invista num bom router e repetidores

Normalmente, os routers que operadores fornecem, mesmo desempenhando a sua função, não são os mais rápidos do mercado. Se a velocidade da ligação em casa não é constante ou considera que perde muito caudal,  será conveniente considerar o investimento num router 802.11, ac, e que tenha uma elevada potência de sinal.

No caso da casa ser grande, também pode compensar instalar repetidores de sinal, que são equipamentos de fácil instalação e que garantem uma ligação homogénea em toda a casa.

Fonte: El País

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se atualizado(a) recebendo todas as últimas novidades no seu endereço eletrónico.