Um terço das empresas europeias utilizam publicidade online
Portugal na lista dos últimos
18 de agosto, 2025

As empresas de Malta e Finlândia são as que mais investem em anúncios na internet, mas Portugal está entre os países que menos apostam na publicidade online.
Segundo um relatório da Eurostat, um terço das empresas da União Europeia utilizaram anúncios pagos na internet. Entre os 20 países da União Europeia com dados disponíveis para 2024, os anúncios online foram utilizados por 3 em cada 5 empresas em Malta (60,4%) e por praticamente metade das organizações na Finlândia (49,8%) e Chipre (49,4%).
Já do outro lado do espectro, as empresas que menos investiram na publicidade paga online encontram-se a Roménia com 22,8%, Polónia com 23,2% e Portugal com 23,6%. São números abaixo da média da União Europeia que é de cerca de 33%. Ainda abaixo da média encontram-se países como a República Checa, Espanha, Hungria, França, Eslovénia e Bulgária.
O principal método de anúncios na internet é o chamado “Publicidade Contextual”, utilizado por 76,8% das empresas que pagam pelas campanhas na União Europeia. Trata-se do uso de informação das visualizações dos conteúdos pelos utilizadores nas páginas online ou as palavras-chave das suas pesquisas.
Por outro lado, 44,3% das empresas também utilizaram o sistema de geo-targeting, uma estratégia que utiliza informação geográfica dos endereços de IP ou detalhes das redes, para criar conteúdos personalizados baseados na localização dos utilizadores. Este método pode ser combinado com outros métodos de anúncios para melhor interação com os potenciais novos clientes.
As empresas utilizam também o sistema de comportamento (41,6%) quando pagam pelos anúncios na internet. Este sistema utiliza dados das atividades online anteriores dos utilizadores, recorrendo a cookies para identificar os seus interesses e preferências. Mais uma vez, estes dados permitem às empresas moldar os anúncios à medida das audiências específicas. Foram ainda registados outros métodos de anúncios online utilizados por 45,3%, não especificados.
Fonte: tek.sapo.pt
Já do outro lado do espectro, as empresas que menos investiram na publicidade paga online encontram-se a Roménia com 22,8%, Polónia com 23,2% e Portugal com 23,6%. São números abaixo da média da União Europeia que é de cerca de 33%. Ainda abaixo da média encontram-se países como a República Checa, Espanha, Hungria, França, Eslovénia e Bulgária.
O principal método de anúncios na internet é o chamado “Publicidade Contextual”, utilizado por 76,8% das empresas que pagam pelas campanhas na União Europeia. Trata-se do uso de informação das visualizações dos conteúdos pelos utilizadores nas páginas online ou as palavras-chave das suas pesquisas.
Por outro lado, 44,3% das empresas também utilizaram o sistema de geo-targeting, uma estratégia que utiliza informação geográfica dos endereços de IP ou detalhes das redes, para criar conteúdos personalizados baseados na localização dos utilizadores. Este método pode ser combinado com outros métodos de anúncios para melhor interação com os potenciais novos clientes.
As empresas utilizam também o sistema de comportamento (41,6%) quando pagam pelos anúncios na internet. Este sistema utiliza dados das atividades online anteriores dos utilizadores, recorrendo a cookies para identificar os seus interesses e preferências. Mais uma vez, estes dados permitem às empresas moldar os anúncios à medida das audiências específicas. Foram ainda registados outros métodos de anúncios online utilizados por 45,3%, não especificados.
Fonte: tek.sapo.pt