Os jornalistas estão em vias de extinção?
Os jornais geram 96% das notícias
17 de outubro, 2012
Para esta pergunta existem respostas diversas, como para quase todas as perguntas. Mas há sinais objectivos que importa reflectir:
- Nos Estados Unidos, há poucos anos, havia 60 mil jornalistas(*). Hoje são 46 mil. Por mês, neste momento, cerca de mil caem no desemprego. Muitos são substituídos por técnicos de relações públicas.
- De acordo com um estudo feito em Baltimore, 86% das notícias dos jornais procedem de press releases. Em Portugal, Vasco Ribeiro, concluía na sua investigação de mestrado que 60% das notícias nos diários "Correio da Manhã", "Diário de Notícias", "Jornal de Notícias" e "Público", nos anos 1990, 1995, 2000 e 2005, procediam de fontes profissionais. (Ver livro “Fontes Sofisticadas de Informação”.
- Falta fazer a síntese entre os jornais e a Internet. De qualquer modo, importa ter em conta que os jornais geram 96% das notícias, enquanto a Internet e as televisões se ficam por 4%.
(*) – Sobre este tema ver MEYER Philip, 2007, Os Jornais Podem Desaparecer, Editora Contexto, São Paulo. Ver ainda artigo de El País, 2010-02-11, página 40, “Se está sustituyendo a los periodistas por relaciones públicas”.