Curso Executivo por Videoconferência

Campanhas eleitorais

Organizar, desenhar estratégias e liderar

12, 13, 15, 16, 17 e 18 de março | 18h00 às 20h00

Informação

A OMNISINAL, em tempo de confinamento, coloca este curso, em direto, por videoconferência, à disposição de profissionais de comunicação e marketing, de futuros candidatos e líderes políticos.
  • Organizar e liderar uma campanha exige conhecimentos específicos técnico científicos.
  • Uma campanha vencedora pressupõe a assessoria técnica altamente preparada.
  • Conteúdos específicos e exclusivos, que não são lecionados nas nossas universidades.

Destinatários
  • Profissionais de comunicação e marketing
  • Futuros candidatos e líderes políticos

Módulos
 
I - METODOLOGIA DO CURSO
Concetualização sobre campanhas eleitorais, comunicação e marketing político. A política, o partido e a competição em democracia. O papel das eleições.
 
II - DIAGNÓSTICO DO ESPAÇO ELEITORAL
As técnicas e ferramentas de estudo e análise da opinião pública, com especial atenção às sondagens e focus group e aos estudos eleitorais.
 
III - TEORIA DOS JOGOS E MODELOS ESTRATÉGICOS
O papel da estratégia nas campanhas vencedoras.
 
IV - PLANO ESTRATÉGICO DA CAMPANHA ELEITORAL
Como se elabora um Plano Estratégico de uma Campanha Eleitoral. Principais passos. Técnicas de elaboração da mensagem(s). O slogan.
 
V - MODELOS ORGANIZATIVOS
Modelos organizativos de uma campanha eleitoral. O organograma de cada modelo. Tipologias de campanhas eleitorais.
 
VI - DISCURSO E EXPRESSÃO CORPORAL
A comunicação-relação-expressão-corporal e discurso do candidato.
 
VII - CANDIDATO
Preparação física, psíquica e intelectual. O papel do candidato na campanha eleitoral. Os vários tipos de candidato. A aplicação da técnica de “mensagem box” ao candidato. O storytelling.
 
VIII - LIDERANÇA
A liderança e o candidato. Técnicas e metodologias de liderança. A liderança e a proactividade comunicacional.
 
IX - COMUNICAÇÃO
A comunicação de crise e a comunicação 360º (o papel do digital) aplicadas adaptadas às campanhas e ao candidato.
 
X - INVESTIGADORES
Principais princípios e pensamento síntese dos principais autores e investigadores de comunicação política e campanhas eleitorais (Jacques Séguelá, Philippe Maarek, Dick Morris, Serge Abouy, Xavier Roig, Peter Gould, Gianpietro Mazzoleni, Virginia Beaudoux, Maria José Canel entre outros). Bibliografia selecionada.
Videoconferência
  • Aplicação ZOOM
  • Transmissão em direto
  • Vídeo e áudio de alta definição
  • Partilha de documentação


Calendarização
  • » 12, 13, 15, 16, 17 e 18 de março


Horário
  • » 18h00 – 21h00
  • » Total de 18 horas
  • Participação facultativa de media training


Investimento
  • 500€ (IVA incluído)
  • Pagamento integral antes do início do curso


Inscrições
  • » Limitadas a 12 participantes


Ofertas
  • » Curso de media training (5h)
  • » Documentação por módulos
  • » Diploma de participação

Preencha o formulário abaixo para efetuar a inscrição no Curso
Após enviar a sua inscrição iremos contacta-lo(a) para validação da mesma.

Li e aceito os termos da Política de Privacidade
Custódio Oliveira
Consultor de comunicação política e diretor geral da empresa Omnisinal. Experiência de campanhas eleitorais como técnico desde 1985.

Docente na Universidade do Minho, no Instituto Universitário da Maia e na ESJ-Escola de Jornalismo do Porto.

Licenciado em Ciência Política. Master em Comunicação e Marketing Político, Universidade de Santiago de Compostela (USC). Doutorando em Ciência Política na USC com a tese: A influência do sistema mediático nas decisões do poder político.

Autor de alguns livros, com destaque para “Processo Mediático do Metro do Porto”; “Bernardino Machado um Homem Livre”; “Governar é Comunicar”, “Mil Quilómetros Pelos Caminhos de Santiago”; “Como gerir melhor a sua Instituição” – Coord. e “Como gerir melhor a sua autarquia”, Coord.
  • omnisinal
    Rua Júlio Dinis,
    Edifício Parque Itália, nº 764, 8º Dto
    4050-012 Porto - Portugal

Deixe-nos o seu contacto

Receba todas as nossas novidades de Formação, no seu endereço eletrónico.