Notícia

Onze factos fascinantes sobre Google Maps

Um sistema que revolucionou a forma como vemos e navegamos no mundo

4 de março, 2013
Google Maps
O Google Maps revolucionou a forma como vemos e navegamos no mundo. É possível fazer consultas de trajetos e transporte, consultar pontos turísticos e serviços. Podemos ainda visualizar fotos de satélites de praticamente todas as regiões do planeta, bem como fotos das ruas de cidades que foram mapeadas pelos carros do serviço Google Street View.
Partilhamos consigo 11 factos fascinantes sobre o Google Map:

1. Quantidade de dados que o Google Maps acumulou?

Combinando imagens de satélite, de aérea e ao nível da rua, o Google Maps tem mais de 20 petabytes de dados, que é igual a aproximadamente 21 milhões de gigabytes, ou cerca de 20,5 mil terabytes.


2. Quantas vezes as imagens são atualizadas?
Dependendo da disponibilidade de dados, imagens aéreas e de satélite são actualizadas a cada duas semanas. Imagens do Street View são atualizadas com menos frequência, embora o Google não foi capaz de oferecer horários específicos, devido à sua dependência de fatores como o clima, as condições de condução, etc.


3. Como é que Google Mapas gere o conteúdo impróprio capturado no Street View?
De acordo com um porta-voz do Google, os utilizadores reportar ocasionalmente "momentos ímpares ou desagradável" capturados no Google Maps - geralmente no Street View. A equipe trabalha rapidamente para analisar e tomar as medidas necessárias. Os utilizadores podem denunciar uma imagem e esses pedidos são verificados regularmente e respondido por funcionários do Google.


4. O Google desfoque o rosto de cada indivíduo?
O Google criou um sistema automático de verificação da face de forma a proteger a privacidade das pessoas no Street View, e os utilizadores podem até mesmo remoção total.


5. Quem possui os satélites usados ​​para vistas aéreas?
As imagens de satélite para o Google Maps e Google Earth vem de uma ampla gama de fontes e de terceiros prestadores de serviços. A mesma informação está disponível a qualquer um que licencia, como o governo, empresas comerciais e fontes do setor privado.


6. E sobre áreas privadas?
Áreas privadas são borradas ou desfocadas nas imagens de satélites. Os governos ou privados podem pedir aos proprietários de satélite e fornecedores das imagagens que desfoquem determinadas áreas geográficas sensíveis.


7. Quais os países que podemos entrar num museu ou outros edifícios via Street View?
Google tem trabalhado com milhares de proprietários em oito países para trazer o Street View para dentro de edifícios. O serviço Business Photos encontra-se actualmente disponível nos EUA, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, França, Canadá, Irlanda e Países Baixos. Através do Art Project do Google, podemos também ver imagens estáticas de coleções de arte de mais de 156 museus em todo o mundo.


8. Na história do Google Maps, quantas fotods forma tiradas para o Street View?
A equipe do Street View levou dezenas de milhões de imagens desde do inicio do projeto a Stree View que começou em 2007, e levaram mais de 8.000 mil kms de estrada.


9. Que tipo de câmera é usada para o Street View?
Google começou originalmente com lentes e imagens de qualidade inferior, mas agora utiliza na rua sistemas de câmera de visão tem 15 lentes e pode produzir fotos com 65 megapixels de resolução.


10. Como é que as imagens se tornam panorâmicas?
As 15 lentes no sistema de câmera Street View tiraram fotos em várias direções  e sobrepostas. A equipa então alinha as fotos e junta-as para criar uma imagem contínua de 360 ​​graus panorâmica, usando técnicas de imagem para unir as sobreposições.


11. Como é o Street View tem imagens onde carros não podem circular?
Além da frota de carros do Street View, o Google emprega bicicletas e motos de neve. A bicicleta Google  capta imagens em parques, caminhos, universidades, estádios e outras áreas onde um carro não pode circular. As motas de neve capturam imagens em terrenos com neve.


Fonte: Mashable.com

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se atualizado(a) recebendo todas as últimas novidades no seu endereço eletrónico.