Notícia

Google apoia transformação digital em Portugal

Empresa assinou um memorando de entendimento com o Governo português

27 de outubro de 2020
Google compromete-se a acelerar transformação digital em Portugal
A gigante norte-americana assinou um memorando de entendimento com o Governo português para apoiar pequenas e médias empresas (PME) e startups portuguesas na área da tecnologia, bem como outros projectos na área da inteligência artificial.
Em Portugal há três grandes focos: qualificar, ajudarstartupse PME a fazerem a transição para o digital, e apoiar projectos de inteligência artificial.“Este memorando é particularmente significativo porque mostra que um líder mundial em várias tecnologias coloca ao dispor da nossa comunidade ferramentas que permitem um mundo digital mais inclusivo”, sublinhou o ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, na apresentação do memorando. “Estamos num mundo cada vez mais ligado em que a distância física conta cada vez menos.”

Para o governante a qualificação é o principal eixo do acordo. “Seja no acesso básico às ferramentas digitais, seja no desenvolvimento de linguagens de programação”, clarifica, acrescentando que “ainda temos uma percentagem muito significativa de pessoas que não usa regularmente a Internet”.

De acordo com odo Índice de Digitalização da Economia e da Sociedade (DESI), 22% da população portuguesa nunca teve acesso à Internet. A Google quer ajudar a resolver o problema.Na nova página já é possível aceder a cursos online sobre crescimento pessoal, estratégias de negócios de sucesso e ferramentas digitais para startups, aulas online, conteúdos no YouTube, aplicações de Android, organizações sem fins lucrativos e instituições culturais. Três dosworkshops, sobre expansão internacional para empresas na área de retalho, foram organizados em conjunto com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

O melhor do Público no emailSubscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.SubscreverדO Google vai ajudar quem procura empregos, quem precisa formação e quem precisa de ajuda na digitalização dos negócios”, resumiu Bernardo Correia, director-geral da Google em Portugal, durante a apresentação.

O memorando inclui ainda o lançamento da segunda edição doAndroid Training Program (visa formar cerca de três mil programadores em Portugal) e a disponibilização daAI for Business(uma ferramenta que ajuda empresas a incorporar aplicações de inteligência artificial adequadas). A Google também se juntou à empresa portuguesa de capital de risco Indico Capital Partners para lançar o programa de aceleração ‘Indico Accelerator Program powered by Google for Startups’, que está a decorrer com o apoio da StartUp Portugal.

O Governo espera que no futuro surjam parcerias semelhantes com outras empresas. “O protocolo que assinamos hoje é com a Google. Esperamos assinar outros protocolos com outros parceiros”, notou André de Aragão Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital. “O apoio da Google na capacitação do nosso ecossistema deve ser valorizado.”

Adicionar comentário

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se atualizado(a) recebendo todas as últimas novidades no seu endereço eletrónico.