Notícia

Saiba como aumentar a segurança nos grupos do WhatsApp

Omnisinal pretende ajudar a melhorar a segurança do seu smartphone

25 de agosto, 2025
Saiba como aumentar a segurança nos grupos WhatsApp
Em agosto de 2025, a Meta anunciou novas funcionalidades para os grupo do WhatsApp com o objetivo de tornar as contas dos utilizadores mais seguras, sobretudo no combate a esquemas e burlas. 
Só no primeiro semestre do ano foram bloqueadas cerca de 6,8 milhões de contas do WhatsApp ligadas a centros criminosos.

A instabilidade económica que vivemos é aproveitada pelos burlões com a criação de esquemas de pirâmides, “ofertas” que parecem “boas de mais, para serem verdade”. 

Agora o WhatsApp passa a detetar e a mostrar diretamente ao utilizador quando alguém que não está nos seus contactos o adiciona a um grupo.

Acontece que muitas vezes é adicionada a grupos sem estar à espera ou alertado por um número que não tem na lista telefónica. É aqui que o sistema atua, enviando um alerta ao utilizador. A partir daqui, pode sair do grupo. Por outro lado, caso reconheça o grupo depois de ver o alerta de segurança, pode optar por ver o chat. 

Como aumentar a segurança nos grupos

    1 - Para alterar, entre no WhatsApp e clique nas Definições.
    2 - Clique na opção Privacidade.
    3 - Deslize o ecrã e em baixo toque em “Verificação de privacidade”.
    4 - Escolha a primeira opção “Escolha quem pode entrar em contacto consigo”.
    5 - Escolha a opção “Grupos”.
    6 - Altere as definições para “Os meus contactos”.

Todas as definições de privacidade dos grupos estão configuradas para “Todos” por predefinição. Ou seja, qualquer pessoa pode adicioná-lo automaticamente. Para maior privacidade ajuste para apenas “Os meus contactos”. Vai ter a certeza que conhece a pessoa que o adiciona ao grupo. 

Apesar de não ser possível bloquear um grupo, pode bloquear e denunciar. Caso estes possam estar a fazer spam ou a publicar conteúdos pouco próprios.

Se tiver sugestões que queira ver esclarecidos envie um email para geral@omnisinal.pt.
 

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se atualizado(a) recebendo todas as últimas novidades no seu endereço eletrónico.