Notícia

Website fogos.pt sofreu dois ataques durante o pico dos incêndios

Cloudflare diz que detetou e mitigou dois ataques de DDoS

21 de agosto, 2025
Website fogos.pt sofreu dois ataques durante o pico dos incêndios
Com os incêndios no norte do país a continuarem a não dar tréguas aos bombeiros e às populações, plataformas como o fogos.pt são essenciais para informar não apenas os utilizadores que se preocupam com as suas terras, como os profissionais e operacionais.
A sua informação é atualizada em tempo real e ajuda na tomada de decisões estratégicas no combate aos fogos.  

Segundo dados da Cloudflare, entre os dias 31 de julho e 1 de agosto, foram registados dois ataques de DDoS ao website fogos.pt. A empresa especialista em cibersegurança diz que o seu sistema automaticamente detetou e mitigou ambos os ataques.

Durante o ataque de julho, a sua duração foi de sete minutos, atingindo um pico de 33.000 pedidos por segundo, num aumento de largura de banda máximo de 1,7 Gbps.

No ataque do dia 1 de agosto, a sua duração foi de cinco minutos, registando 31.000 pedidos por segundo, atingindo uma largura de banda máxima de 849 Mbps. 

A Cloudflare considera que estes ataques foram pequenos, dando a comparação de um realizado no ano passado durante uma campanha das eleições nos Estados Unidos, onde foram registados 700.000 pedidos por segundo. “Mas para um projeto cívico como o fogos.pt, mesmo dezenas de milhares de pedidos por segundo, quando não protegido, pode ser o suficiente para colocar os serviços offline durante o pior período possível”, refere a Cloudflare. 

Fonte: tek.sapo.pt

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se atualizado(a) recebendo todas as últimas novidades no seu endereço eletrónico.