O avião do presidente da República Francesa
Investimento de 176 milhões de euros para avião presidencial de última geração
27 de dezembro, 2010
A estratégia de comunicação do presidente da República Francesa, Nikolas Sarkozy é um case study. À semelhança da sua hiperactividade a comunicação política é proactiva, procurando marcar de forma constante a agenda mediática. Tudo tem servido para cumprir este objectivo. Só que não está dar resultados positivos.
Sarkozy tem uma imagem com índices baixos que põe claramente em perigo a sua reeleição em Maio de 2012. Algumas posições populistas e de democraticidade duvidosa como a caso da expulsão dos ciganos romenos, ao contrário do que se previa, não melhorou a sua imagem.
A compra de um avião presidencial de última geração (AIRBUS A330-200), “Air Sarko One”, capaz de cruzar o planeta sem escalas e com um sistema antimíssil, com salas de cinema e restaurante a bordo e com um custo de 176 milhões de euros e um custo de voo hora de 20.000 euros, é mais uma exemplo da política de comunicação do presidente francês.
Em tempos de crise profunda um avião “à grande e à francesa” não cai bem aos próprios franceses, que obviamente nem gostarão da imitação que é feita do “Air Force One” dos EUA.
A compra de um avião presidencial de última geração (AIRBUS A330-200), “Air Sarko One”, capaz de cruzar o planeta sem escalas e com um sistema antimíssil, com salas de cinema e restaurante a bordo e com um custo de 176 milhões de euros e um custo de voo hora de 20.000 euros, é mais uma exemplo da política de comunicação do presidente francês.
Em tempos de crise profunda um avião “à grande e à francesa” não cai bem aos próprios franceses, que obviamente nem gostarão da imitação que é feita do “Air Force One” dos EUA.