Notícia

Apagão global causado pelo Windows 10

Crash deveu-se a uma falha do AV Falcon

19 de julho, 2024
Apagão global Windows 10
Problema causado pelo sistema operativo Windows 10 da Microsoft, está a trazer problemas sérios para bancos, bolsas de valores, universidades, companhias aéreas, canais de TV, etc. Os computadores com o sistema operativo Windows 10 começaram a apresentar um ecrã azul "Blue Screen", após a instalação de uma atualização de segurança.


Aeroportos europeus interromperam voos

Este caso é tão crítico que a falha dos sistemas já levou ao cancelamento de voos aéreos. Aconteceu na Europa, nos aeroportos de Espanha e Alemanha. A Delta Airlines deu ordens para que os aviões não levantassem voo até novas indicações. As companhias aéreas Ryanair e AirFrance anunciaram que estão com constrangimentos. Além dos aeroportos, a Sky News, não conseguiu realizar a sua emissão em direto. O número de emergência americano, 911, também apresentou problemas de atendimento.


CrowdStrike afeta bolsas mundiais

A Euronext declarou que “alguns índices de ações baseados em mercados norte-americanos estão atualmente a ser transmitidos incorretamente”. Esta situação está a gerar incerteza e volatilidade nos mercados financeiros, afetando investidores e empresas que dependem desses índices para tomar decisões informadas. A bolsa de valores de Londres confirma que está a ser afetada por esta falha técnica global, afirmando que estava a detetar problemas técnicos com o seu serviço de notícias RNS. Num banner publicado no seu website, a London Stock Exchange refere que “o serviço de notícias RNS está atualmente a enfrentar um problema técnico global de terceiros, que impede a publicação de notícias”, notando ainda que “as equipas técnicas estão a trabalhar para restabelecer o serviço, não havendo qualquer impacto na negociação de títulos ou noutros serviços da Bolsa de Valores de Londres.”


Falha também afeta organizações em Portugal

Em Portugal, o Hospital Amadora-Sintra ficou sem sistema e está a registar pedidos de consulta e de exames em papel. As operadoras MEO, NOS, Vodafone estão a registar falhas, e há informações de constrangimentos no banco Santander Portugal.


Correção do bug no sistema Windows 10
A correção envolve a remoção manual de arquivos específicos do sistema afetado e a reinicialização dos dispositivos para restaurar a funcionalidade.

    1 - Iniciar o Windows 10 em Modo de Segurança ou em Recuperação.
    2 - Aceder à pasta C:\Windows\System32\drivers\CrowdStrike.
    3 - Eliminar o ficheiro “C-00000291*.sys”
    4 - Reiniciar o Windows 10.

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se atualizado(a) recebendo todas as últimas novidades no seu endereço eletrónico.