Curso Executivo de Campanhas Eleitorais arranca na próxima semana
Programa intensivo para preparação do período eleitoral
6 de março, 2025

Está prestes a arrancar o Curso Executivo de Campanhas Eleitorais promovido pela Omnisinal.
“Organizar, Desenhar Estratégias e Liderar” é o tema de mais uma edição do curso que pretende capacitar, profissionais de comunicação e marketing, futuros candidatos e líderes políticos, com conhecimentos técnicos e estratégicos essenciais para a organização e liderança de campanhas eleitorais bem-sucedidas.
Nos próximos dias 11 e 12 de março, das 18h00 às 23h00, e no dia 13 de março, das 18h00 às 20h00, via zoom, todos os inscritos terão acesso a saberes únicos transmitidos por Custódio Oliveira, especialista em comunicação política.
No dia 29 de março, ao longo de todo o dia, todos os participantes estarão reunidos para a realização de uma sessão única, em formato presencial, na qual terão a oportunidade de aplicar os conceitos apreendidos durante um intenso Media Training, consolidando dessa forma as suas competências e estarem a postos para enfrentar os desafios das campanhas eleitorais.
Programa do Curso:
I. Metodologia do Curso: Concetualização sobre campanhas eleitorais, comunicação e marketing político. A política, o partido e a competição em democracia. O papel das eleições.
II. Diagnóstico do Espaço Eleitoral: As técnicas e ferramentas de estudo e análise da opinião pública, com especial atenção às sondagens e focus group e aos estudos eleitorais.
III. Teoria dos Jogos e Modelos Estratégicos: O papel da estratégia nas campanhas vencedoras.
IV. Plano Estratégico da Campanha Eleitoral: Como se elabora um Plano Estratégico de uma Campanha Eleitoral. Principais passos. Técnicas de elaboração da mensagem(s). O slogan.
V. Modelos Organizativos: Modelos organizativos de uma campanha eleitoral. O organograma de cada modelo. Tipologias de campanhas eleitorais.
VI. Discurso e Expressão Corporal: A comunicação-relação-expressão-corporal e discurso do candidato.
VII. Candidato: Preparação física, psíquica e intelectual do candidato. O papel do candidato na campanha eleitoral. Os vários tipos de candidato. A aplicação da técnica de “mensagem box” ao candidato. O storytelling.
VIII. Liderança: A liderança e o candidato. Técnicas e metodologias de liderança. A liderança e a proatividade comunicacional.
IX. Comunicação: A comunicação de crise e a comunicação 360º (o papel do digital) aplicadas adaptadas às campanhas e ao candidato.
X. Investigadores: Principais princípios e pensamento síntese dos principais autores e investigadores de comunicação política e campanhas eleitorais (Jacques Séguelá, Philippe Maarek, Dick Morris, Serge Abouy, Xavier Roig, Peter Gould, Gianpietro Mazzoleni, Virginia Beaudoux, Maria José Canel entre outros). Bibliografia selecionada.
Nos próximos dias 11 e 12 de março, das 18h00 às 23h00, e no dia 13 de março, das 18h00 às 20h00, via zoom, todos os inscritos terão acesso a saberes únicos transmitidos por Custódio Oliveira, especialista em comunicação política.
No dia 29 de março, ao longo de todo o dia, todos os participantes estarão reunidos para a realização de uma sessão única, em formato presencial, na qual terão a oportunidade de aplicar os conceitos apreendidos durante um intenso Media Training, consolidando dessa forma as suas competências e estarem a postos para enfrentar os desafios das campanhas eleitorais.
Programa do Curso:
I. Metodologia do Curso: Concetualização sobre campanhas eleitorais, comunicação e marketing político. A política, o partido e a competição em democracia. O papel das eleições.
II. Diagnóstico do Espaço Eleitoral: As técnicas e ferramentas de estudo e análise da opinião pública, com especial atenção às sondagens e focus group e aos estudos eleitorais.
III. Teoria dos Jogos e Modelos Estratégicos: O papel da estratégia nas campanhas vencedoras.
IV. Plano Estratégico da Campanha Eleitoral: Como se elabora um Plano Estratégico de uma Campanha Eleitoral. Principais passos. Técnicas de elaboração da mensagem(s). O slogan.
V. Modelos Organizativos: Modelos organizativos de uma campanha eleitoral. O organograma de cada modelo. Tipologias de campanhas eleitorais.
VI. Discurso e Expressão Corporal: A comunicação-relação-expressão-corporal e discurso do candidato.
VII. Candidato: Preparação física, psíquica e intelectual do candidato. O papel do candidato na campanha eleitoral. Os vários tipos de candidato. A aplicação da técnica de “mensagem box” ao candidato. O storytelling.
VIII. Liderança: A liderança e o candidato. Técnicas e metodologias de liderança. A liderança e a proatividade comunicacional.
IX. Comunicação: A comunicação de crise e a comunicação 360º (o papel do digital) aplicadas adaptadas às campanhas e ao candidato.
X. Investigadores: Principais princípios e pensamento síntese dos principais autores e investigadores de comunicação política e campanhas eleitorais (Jacques Séguelá, Philippe Maarek, Dick Morris, Serge Abouy, Xavier Roig, Peter Gould, Gianpietro Mazzoleni, Virginia Beaudoux, Maria José Canel entre outros). Bibliografia selecionada.