Notícia

Jovens portugueses estão online mais de três horas por dia

Vulnerabilidade a notícias falsas também foi alvo de estudo

21 de outubro, 2025
Jovens portugueses estão online mais de três horas por dia
O estudo conduzido pela Euroconsumers indica que os jovens portugueses, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, dedicam em média 3,4 horas diárias à utilização da Internet. O inquérito evidencia, ainda, que uma parcela significativa destes jovens apresenta dificuldade na identificação de notícias falsas.
A Euroconsumers – organização europeia dedicada à defesa do consumidor, da qual a DECO PROteste faz parte – realizou este estudo entre os dias 3 e 7 de julho de 2025, envolvendo mais de três mil participantes de Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e Polónia. Do território português, participaram mais de 600 jovens.

Os resultados demonstram que os jovens recorrem predominantemente à Internet para «contactar amigos e familiares», com 67% dos inquiridos a identificarem esta atividade como a principal motivação; no entanto, 60% admite a utilização da internet para «aprender algo novo» e 58% para «ouvir música». As redes sociais surgem apenas na quinta posição em termos de frequência de utilização para atividades online.

No que concerne ao tempo de utilização, os jovens portugueses apresentam uma média diária de 3,4 horas, ligeiramente acima da média registada nos restantes países participantes onde o resultado se fixa nas 3,2 horas. Um terço dos inquiridos declara passar mais de quatro horas diárias na Internet.

Apesar do elevado tempo de exposição online, a maioria dos jovens inquiridos participa regularmente em atividades offline. Entre as práticas mais frequentes destacam-se a prática desportiva (82%), atividades artísticas e aprendizagem de línguas estrangeiras (68%), aprendizagem de instrumentos musicais (49%) e voluntariado (34%).

O estudo evidencia uma significativa vulnerabilidade dos jovens perante conteúdos de desinformação. 45% dos inquiridos afirmam conseguir identificar notícias falsas apenas por vezes, enquanto 20% admitem não ser capazes de reconhecê-las de forma alguma. Adicionalmente, 30% dos participantes desconhecem a existência de algoritmos que utilizam os seus dados pessoais para personalizar conteúdos nas redes sociais.

A Inteligência Artificial (IA) surge também no quotidiano dos jovens, com 98% a reconhecerem a existência destas ferramentas e 68% a afirmarem já interagir com algumas delas.

Fontes: noticiasaominuto.com; rr.pt

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