Formação Executiva e Avançada

Comunicação

Municipal & Política / Eleitoral

Quintas-Feiras, de 16 de janeiro a 2 de abril - Porto

Informações base

NUM AMBIENTE QUASE INTIMISTA E PERSONALIZADO ESTE CURSO É UMA OPORTUNIDADE
  • Mais do que saber, importante é compreender
  • Mais do que conhecer, importante é saber-fazer
  • Mais do que os conhecimentos, importante é a visão estratégica

Destinatários
  • Técnicos e responsáveis dos gabinetes de comunicação
  • Membros dos gabinetes dos presidentes e vereadores
  • Outros interessados na comunicação autárquica

Programa

VERIFIQUE COMO ESTAS MATÉRIAS LHE INTERESSAM
 
1. Módulo I - COMUNICAÇÃO (9 horas)
1.1
 
Metodologia da Formação Executiva e Concetualização de comunicação
1.2
 
História da comunicação humana
1.3
 
A comunicação animal
1.4 Principais teorias da comunicação (Lasswell, Bateson, Watzlawick, Mcluhan, Habermas, Popper, Morin, Wolton)
1.5
 
A comunicação e a opinião pública
1.6
 
A interação da comunicação com a opinião pública – as técnicas de estudo da opinião pública
1.7
 
Dozes passos na elaboração de uma sondagem e descrição de cada um
1.8
 
Porque são indispensáveis as sondagens na comunicação
1.9 Focus Group como técnico qualitativa complementar das sondagens

 - Tempo de práticas sobre sondagens e focus group
 
2. Módulo II - ESTRATÉGIA, LIDERANÇA, GESTÃO (9 horas)
2.1
 
Estratégia: concetualização
2.2
 
Teoria dos Jogos e estratégias
2.3
 
História da estratégia - (Sun Tzu, Grécia, Roma, Idade Moderna, Século XXI)
2.4
 
Tipologias de estratégias de comunicação
2.5
 
Liderança: concetualização
2.6
 
Vários tipos de líderes e de lideranças
2.7
 
Gestão: concetualização
2.8
 
Modelos de gestão
2.9 Gestão inteligente e comunicação

 - Tempo de práticas para elaboração de um Plano Estratégico de Comunicação

3. Módulo III - COMUNICAÇÃO DIGITAL (6 horas)
3.1
 
A transformação digital em curso
3.2
 
Comunicação digital
3.3
 
Comunicação digital municipal dos líderes e do município ou organização
3.4
 
As várias ferramentas da comunicação digital
3.5
 
O web site como cérebro da comunicação digital
3.6
 
As redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube): como utilizá-las de forma eficiente

 - Tempo de práticas sobre conteúdos das redes sociais

4. Módulo IV - COMUNICAÇÃO MUNICIPAL (6 horas)
4.1
 
Comunicação Municipal e Organizacional – História e concetualização
4.2
 
Especificidades da Comunicação Municipal e da Organizacional
4.3
 
Os Gabinetes de Comunicação: lugar no organograma, estrutura, funções, relação com os media (do press ao contacto personalizado), normas e princípios
4.4
 
Os meios próprios da comunicação municipal e organizacional
4.5
 
Comunicação 360º nas autarquias e organizações
4.6
 
Planear e gerir com eficiência a comunicação municipal
4.7
 
Relação com os media: jornalistas, conferências de imprensa, entrevistas
4.8
 
Gestão e comunicação em situações de crise
4.9 O marketing territorial e a comunicação

 - Tempo de práticas sobre o Press, a malling list e a Entrevista

5. Módulo V - COMUNICAÇÃO POLÍTICA E CAMPANHAS ELEITORAIS (14 horas)
5.1
 
Comunicação e Marketing Político: concetualização e história
5.2
 
A comunicação Política e Eleitoral
5.3
 
Campanhas eleitorais: conceção e história de Roma antiga ao Séc. XXI
5.4
 
O que é e como se elabora o Plano Estratégico Eleitoral
5.5
 
Os passos do plano; Diagnóstico, Objetivos, Estratégia, Meies e Recursos, Programa e metodologia de controlo e avaliação
5.6
 
Diagnóstico: segmentação da opinião pública do espaço eleitoral em termos de necessidades / Interesses, emoções e sentimentos dominantes, crenças, valores e ideologias
5.7
 
Os candidatos (preparação, notoriedade, imagem, liderança)
5.8
 
O estudo eleitoral
5.9
 
Os compromissos e o seu papel
5.10
 
As ações de comunicação de proximidade e de comunicação majestática
5.11
 
Os eventos da campanha e o seu papel
5.12
 
A Mensagem box e os atributos das mensagens eficientes
5.13
 
A organização e liderança da campanha: estruturas de liderança e operacionais
5.14
 
Os vários modelos de campanha e a escolha do modela mais adequado
5.15 O pensamento de autores e investigadores
 
- Tempo de práticas - simulação da organização de uma campanha eleitoral

6. Módulo VI - CONSTRUIR O DISCURSO, EXPRESSÃO CORPORAL, FALAR EM PÚBLICO E MEDIA TRAINING (7 horas)
6.1
 
O discurso eficaz
6.2
 
O orador e os seus auditórios
6.3
 
Tipologia de discursos – a importância do improviso
6.4
 
Criação de mensagens – A técnica da mensagem box
6.5
 
O tempo e o valor das palavras – o mensageiro e a mensagem
6.6
 
A argumentação
6.7
 
A linguagem do corpo: gestos e expressão corporal
6.8
 
O Marketing aplicado ao discurso
6.9
 
Caraterísticas do discurso eficaz
6.10
 
O discurso ideal

 - Tempo de práticas: exercícios de dicção, entoação, ritmo e expressão corporal. Gravação individual em vídeo e áudio de entrevistas e discurso de cada um.
Local
  • OMNISINAL
  • Rua Júlio Dinis
  • nº 764 - 8º Dto
  • 4050-012 Porto


Calendarização
  • » Início 16 de Janeiro, última sessão 2 de Abril
  • » Sessão prática media training, dia 2 de Abril das 9h30 às 13h30 e das 15h00 às 18h00


Horário
  • » Horário pós-laboral 18h30 – 22h30, todas as quintas-feiras
  • » Total de horas: 51 (34 teóricas e 17 práticas, incluindo o media training e discurso - falar em público)


Investimento
  • 350€ mês (total 1.050€) (IVA incluído)
  • 5% de desconto para pagamento integral no início do curso


Inscrições
  • » Até dia 10 janeiro
  • » Limitadas a 12 participantes

Preencha o formulário abaixo para efetuar a inscrição no Curso
Após enviar a sua inscrição iremos contacta-lo(a) para validação da mesma.

Li e aceito os termos da Política de Privacidade
Custódio Oliveira

Custódio Oliveira

Carlos Alberto

Carlos Alberto

André Oliveira

André Oliveira

Maria Pereira

Maria Pereira

  • omnisinal
    Rua Júlio Dinis,
    Edifício Parque Itália, nº 764, 8º Dto
    4050-012 Porto - Portugal

Deixe-nos o seu contacto

Receba todas as novidades sobre o Seminário no seu endereço eletrónico.