Notícia

Organizar uma campanha eleitoral autárquica

Curso Intensivo com inscrições a decorrer

8 de janeiro, 2013
Organizar e dirigir uma campanha eleitoral autárquica
Depois do sucesso da última edição e após várias solicitações nesse sentido, a Omnisinal organiza uma nova edição do Curso Intensivo "Organizar e Dirigir  uma Campanha Eleitoral Autárquica".
O curso, orientado para directores de campanha e candidatos às próximas eleições autárquicas, terá lugar no Auditório do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara do Porto (Rua Alves Redol, 292, Porto), nos dias 19 e 20 de Abril.

O investimento global é de 350 euros + IVA, com pagamento no acto de inscrição (inclui dois almoços, coffee break, manual para cada participante com 250 páginas e diplomas). O responsável do curso é o Dr. Custódio Oliveira.


 

Sexta-Feira
19 de Abril

Módulo I
Conceitos essenciais
Das 11:00h às 13:00h
  • Política e poder. Sistemas democráticos e não democráticos. Sistema de partidos; Função das eleições; Comunicação e marketing político: evolução das campanhas do início do século XX até hoje (tendências e especificidades).

Módulo II
O diagnóstico do espaço eleitoral
Das 14:30h às 16:00h
  • Conceptualização. Passos essenciais do diagnóstico. O estudo eleitoral e a determinação da volatilidade como elemento chave do estudo. Os diversos estudos da investigação da opinião pública do espaço eleitoral.

Módulo III
Sobre o candidato
Das 16:30h às 18:00h
  • Escolha, papel e imagem (técnicas de criação e de comunicação da imagem). Imagem objectiva e subjectiva. - Casos práticos. Os saberes e ferramentas que todo o candidato deve ter presente.

Módulo IV
Direcção e organização
Das 18:30h às 20:00h
  • A liderança da campanha em termos políticos e técnicos, modelos organizativos e funções específicas.

Sábado
20 de Abril

Módulo V
Sobre a estratégia
Das 09:30h às 11:00h
  • O que é a estratégia e para que serve? Como desenhar uma estratégia eleitoral: passos, conteúdos, meios etc. Do Plano Estratégico ao Plano de Campanha.

Módulo VI
Missão, visão e valores
Das 11:30h às 13:00h
  • Os objectivos, as metas e os valores de uma estratégia de campanha que sejam diferenciadores de outras campanhas.

Módulo VII
Mensagem, slogan e temas
Das 14:30h às 16:00h
  • Técnicas de elaboração da mensagem e do slogan. A Mensagem box. A selecção do tema diferenciador, compreensível, durável e agregador.

Módulo VIII
Ferramentas essenciais do candidato
Das 16:30h às 18:00h
  • Comunicação (pelos media, pela Internet, comunicação-relação, comunicação-discurso, os meios próprios de comunicação). Os eleitores e a decisão do voto. As várias fases da campanha. Do plano à programação. As situações de crise e a sua gestão. Elementos base de como construir os diversos tipos de discurso e como dizê-los. Das palavras à expressão corporal. A linguagem gestual no discurso.


Com a simplicidade de Jacques Séguéla pode dizer-se que: uma campanha eleitoral consiste em contar uma história de tal modo que a criança que dorme em cada eleitor acredite que o candidato é o único herói credível da história.

Mas para chegar a esta simplicidade ou simplificação, para além da experiência e dos saberes genéricos, é preciso ter ou dominar conhecimentos técnico-científicos sobre o sistema político, o sistema mediático, o sistema de comunicação ou, por exemplo, sobre as técnicas referentes a: definição dos atributos de imagem; criação da mensagem e do slogan; desenho de plano estratégico etc.

Objectivos
Fornecer um conjunto de conhecimentos avançados e científicos que permitam somar à intuição política e experiência de cada participante.

Destinatários
Directores de campanha e candidatos às próximas eleições autárquicas.

Conteúdos
Há um conjunto de saberes resultantes de investigações e experiências que podem ser partilhados e organizados em sessões de 8 módulos.

Horário e local
Este curso intensivo tem o seguinte horário:
  • Dia 19 de Abril das 11:00 às 20:00 horas;
  • Dia 20 de Abril das 09:30 às 18:00 horas;
  • Dia 20 de Abril, às 18:00 horas: Sessão de encerramento, entrega de diplomas e documentação
O curso decorre no Auditório do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara do Porto (Rua Alves Redol, 292, Porto).

Custos
O custo global é de 350 euros + IVA, com pagamento no acto de inscrição (inclui dois almoços, coffee break, manual para cada participante com 250 páginas e diplomas).

Responsável do curso
Custódio Oliveira, consultor de comunicação política, licenciado em Ciência Política, Mestre em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela, doutorando em Processos Políticos Contemporâneos na mesma Universidade. Autor de “Governar é Comunicar”; “Processo Mediático do Metro do Porto”; “Como Gerir Bem a sua Autarquia”; Bernardino Machado um homem livre” etc.; Docente e director do Curso de Pós Graduação em Assessoria e Consultadoria em Comunicação e Marketing da Escola de Jornalismo do Porto de 2002 a 2011. Docente Universitário no ISMAI.

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se atualizado(a) recebendo todas as últimas novidades no seu endereço eletrónico.