Notícia

Twitter torna-se mais popular entre os jovens

Redes sociais como o Twitter e o Instagram têm ganho popularidade

24 de maio, 2013
Twitter torna-se mais popular entre os jovens
Apesar de partilharem cada vez mais informação nas redes sociais, os jovens estão também mais preocupados com a privacidade e serviços como o Twitter e Instagram têm vindo a conquistar popularidade face ao Facebook.
Segundo o mais recente estudo da Pew and Internet Life, que avalia os hábitos online, os jovens consideram o Facebook como uma extensão das suas interações sociais na escola e em casa, em vez de considerar a rede social uma ferramenta que lhes permite relaxar. Entre as várias conclusões obtidas pelo estudo referente aos Estados Unidos, os adolescentes admitem que existe "pressão" para manter uma presença na Internet.

Apesar de ser a rede social mais popular - com 94% dos jovens a admitirem possuir um perfil na rede criada por Mark Zuckerberg - o estudo indica que a utilização do Twitter está a crescer significativamente face ao ano passado. Dos inquiridos, 26% dos jovens entre os 11 e os 17 anos afirmam ter conta no serviço de "microblogging", enquanto 11% estão registados no Instagram - serviço comprado pelo Facebook em 2012.

"Os jovens ainda têm perfis no Facebook, mas passam menos tempo neles e preferem redes como o Twitter, Instagram e Tumblr", afirma Amanda Lenhart, autora do estudo. Os jovens caracterizam o Facebook como uma rede em que existe "demasiado drama" e partilha de detalhes pessoais, como por exemplo, o que jantou um amigo.

Sobre a privacidade, os adolescentes afirmam proteger melhor os seus perfis com recurso a técnicas que permitem bloquear acessos indesejados. Em termos de segurança, 60% dos utilizadores dizem manter os seus perfis privados e a maioria revela confiança na capacidade de esconder informação que não quer partilhar.

Questionados sobre quais os sites que visitam com mais frequência, 81% escolhe o Facebook, enquanto 7% refere o Twitter e 3% o Instagram. O Youtube, Google+ e Tumblr ficam-se por 1% dos inquiridos. A média de amigos na rede criada por Zuckerberg ronda os 300 enquanto no Twitter o valor é mais reduzido, ronda os 79 seguidores.

O estudo foi realizado entre 26 de julho e 30 de setembro de 2012.


Fonte: Jornal de Notícias

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