Notícia

Conhecimentos e Estratégia na Gestão Municipal

Uma Jornada Intensa de Troca de Saberes e Experiências

11 de dezembro, 2013
O Seminário foi encerrado pelo Dr. Castro Almeida, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional que, com base na sua experiência de presidente de Câmara.
Dr. Castro Almeida deu uma excelente aula prática do papel que um presidente de câmara deve ter para o desenvolvimento do seu Concelho: dar prioridade ao que é importante sem se deixar absorver pelo que é urgente; planear e executar com determinação um plano centrado no desenvolvimento económico e social do Concelho.

Chamou a atenção que agora se abre um novo ciclo. As câmaras terão menos dinheiro para obras. Mas terão mais dinheiro para ações de desenvolvimento.

A estratégia Europeia 2020, assim o exige.

Da parte da manhã, a Arq. Teresa Almeida e Juanjo Liron expuseram com exemplos práticos como se pode aproveitar a estratégia 2020 da União Europeia. Teresa Almeida explicou como se está a desenvolver e a concretizar a estratégia da Câmara de Lisboa para rentabilizar ao máximo as verbas provenientes da União Europeia.

Juanjo Liron expôs a atividade do Agrupamento Europeu Galiza Norte de Portugal, mostrando exemplos de sucesso do que está a fazer-se.

A iniciar o Seminário, o Dr. José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião, perspetivou os novos desafios que se colocam aos municípios e a necessidade de várias alterações no quadro legal autárquico. Servindo-se da sua experiência como membro do Comité das Regiões apresentou propostas de desenvolvimento dos concelhos.

O Dr. António Magalhães mostrou como se deu o desenvolvimento de Guimarães com base na classificação de Património da Humanidade, da Capital Europeia da Cultura e Cidade Europeia do Desporto.

Ramon Font mostrou o sucesso extraordinário de Barcelona nos últimos trinta anos, com base numa estratégia de comunicação exemplar.

Sobre a análise geral deste Seminário, no inquérito de satisfação, à pergunta final: - tendo em conta todos os aspetos, conteúdo e forma das comunicações, aspetos organizativos e de ambiente o seminário tem a classificação de mau, satisfaz, bom, muito bom.

Registamos os seguintes dados: Não satisfaz – 0%; Satisfaz – 7,1%; Bom – 42,8%; Muito bom - 50,1%.

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se atualizado(a) recebendo todas as últimas novidades no seu endereço eletrónico.