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‎Como aproveitar as redes sociais para o seu negócio?

33% dos utilizadores prefere contactar as marcas nas redes sociais

10 de novembro, 2014
As estatísticas continuam a mostrar que as redes sociais estão a dominar o modo como os clientes (e potenciais clientes) interagem com as marcas.
Desta vez os números vêm mostrar aquilo que há muito se suspeita – as pessoas começam a usar as redes sociais (especialmente o Facebook e o Twitter) para interagir com as marcas…

Deixamos aqui algumas dicas para aproveitar melhor as redes socias:

1. Determine o seu público-alvo
Com as redes sociais consegue encontrar exactamente os clientes que pretende para o seu negócio. Primeiro tem que determinar qual o público que pretende conquistar. Nunca ninguém consegue agradar a todos, por isso pense muito antes de investir. Para encontrar os seus potenciais clientes determine quais os seus comportamentos, idades, sexo e profissão. Mas nas redes sociais poderá ir mais longe. Conseguirá segmentar a sua audiência ao pormenor como por exemplo: pais de crianças com 0-4 anos, pessoas que fazem anos dentro de uma semana, etc.
É vital determinar o seu público-alvo para que ao investir esteja a concentrar esforços num único objectivo e assim conseguirá facilmente determinar o sucesso das suas campanhas.

2. Crie o seu próprio conteúdo
Não pesquise na internet conteúdo que os seus seguidores vão de certeza gostar. Arrisque. Provavelmente terá muitos mais gostos e comentários neste tipo conteúdo mas não terá nenhum aumento de afinidade com a sua marca. Se pelo contrário utilizar esse conteúdo que vê na internet e o interpretar à sua maneira e com a sua marca os seus seguidores ficarão surpreendidos com a sua originalidade e o seu negócio ganhará clientes fiéis.

3. Promova campanhas
Criar mecânicas simples de participação na sua página. Utilize os post normais para oferecer alguns presentes aos seus clientes. Faça-o mensalmente e que o seu concurso nunca dure mais do que uma semana. Encontra mecânicas muito simples de participação em exemplos de outras páginas mas o que resulta sempre é pedir às pessoas para relatarem certo tipo de experiência nos comentários e/ou a publicação de uma fotografia na sua página. Promova passatempos para os seus clientes, não para os seus seguidores. Encare esses concursos como uma estratégia de fidelização. Os seus seguidores para participarem têm que se tornar clientes, e para eles um incentivo a comprarem na sua marca.

4. Compre anúncios em redes sociais
Sempre que tem um conteúdo original que teve sucesso na sua comunidade, invista alguns euros para que esse post saia da sua esfera habitual de influência. Primeiro invista sempre em anúncios para os seus seguidores. Para as páginas que já têm milhares de seguidores, o facebook limita a distribuição desse post e por isso deve investir em distribuir esse conteúdo para os que já o conhecem e só mais tarde, mantendo o sucesso desse post, é que deve investir no público-alvo determinado que ainda não é seu seguidor.

5. Publicações
Pense em conteúdo que quer publicar. Basta tirar um dia da sua semana de trabalho para se concentrar em criar post que sejam do interesso dos seus seguidores. Crie pelo menos 4 posts por semana. Tente agendar automaticamente esses conteúdos que depois terá tempo para que só tenha que gerir os comentários que os seus clientes fizeram na sua página.

6. Responda sempre
Utilize o botão "responder" dos seus comentários para comunicar com os seus clientes. Nas redes sociais as pessoas esperam uma resposta clara, simples e rápida. Muitas das vezes as dúvidas ficam desfeitas logo com a sua primeira resposta mas mantenha o diálogo com os seus clientes e tenha sempre, ou quase sempre, a última palavra. Faça como se estivesse na via real, converse com o seu cliente. A única diferença é que aqui há mais pessoas a ouvir o que diz.

7. Crie eventos
Convidar os seus clientes a visitar o seu espaço físico é fundamental. É no seu negócio que as vendas são feitas com o maior conforto possível. Mesmo que tenha um negócio exclusivamente online, crie laços físicos, palpáveis, com os seus clientes. É importante para quem compra conhecer o seu espaço e muitas vezes é com eventos sociais que mais facilmente os seus clientes o recomendam aos amigos.

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