Notícia

Curso de Comunicação Autárquica em Viseu e Guarda

Para autarquias dos distritos de Viseu e Guarda, 22 e 30 de junho

1 de junho, 2015
O interesse do curso intensivo de comunicação municipal, realizado no Porto e em Macedo de Cavaleiros (este para os municípios de Bragança e Vila Real) incentivou-nos a realizá-lo para as Câmaras Municipais dos distritos da Guarda e Viseu.
INOVAR EM COMUNICAÇÃO
A inovação é uma variável chave da sociedade atual. A inovação é maior desafio que enfrentam as empresas e organizações públicas. A tendência natural dos seres humanos é de funcionarem por hábitos e rotinas. Inovar é um desafio que só os melhores são capazes de enfrentar. Quando as coisas até funcionam para quê pensar na inovação? Perguntam os já conformados. “Governar é comunicar”. A comunicação é indispensável às práticas de boa governança. Quando as coisas falham a resposta mais ouvida é a de que existe um problema de comunicação.

Este curso intensivo, que terá lugar no Hotel Montebelo em Viseu (Urbanização Quinta do Bosque), organizado pela Omnisinal e orientado por Custódio Oliveira, destina-se aos responsáveis e técnicos de Comunicação e de Marketing das Autarquias que se preocupam por princípios de melhoria, de avanço e de inovação.


Programa
 

Módulo I
Campanhas
  • Conceptualização e tipologias
  • O pensamento de investigadores de referência, tais como: Peter Gold, Jacques Séguéla, George Lakoff, Dick Morris, Xavier Roig.
  • Planeamento e as fases da campanha.
  • Análise a um caso de estudo

Módulo II
Organização e Liderança
  • Os diversos modelos organizativos
  • A gestão inteligente e a organização das campanhas
  • As funções de cada unidade organizativa
  • Concetualização de liderança
  • O papel do líder candidato versus as funções do diretor de campanha
  • Análise de um caso de estudo
Módulo III Estratégias
  • Concetualização da estratégia ao longo da história, de Sun Tzu aos dias de hoje.
  • Estratégias e Teoria dos Jogos
  • Pensamento estratégico
  • Novas teorias
  • Elementos chave das estratégias eleitorais
  • Caso de estudo

Módulo IV
Comunicação de campanha
  • Enquadramento das teorias de comunicação
  • A mensagem. Como elaborá-la? Como transmiti-la? A técnica da mensagem box.
  • A imagem como elaborá-la? Atributos mais relevantes da imagem do candidato?
  • Comunicação mediática. Como rentabilizá-la?
  • Comunicação interna da campanha
  • Comunicação externa
  • Comunicação interpessoal
  • Como gerir as situações de crise em campanha, que surgem sempre?
Módulo V Comunicação Discurso
  • Como elaborar o discurso? – Modelos e mensagem
  • Como dizê-lo? - Expressão corporal, dicção, interação...
Módulo VI Comunicação digital
  • Web site, base de dados, redes sociais e as tecnologias
  • Como ser eficaz nas redes sociais?
Módulo VII Produção de meios
  • Os meios próprios da campanha
  • Os eventos de campanha
Módulo VIII Marketing
  • Como aplicar o marketing na campanha?
Módulo IX Conclusão
  • Síntese e conclusões apresentadas pelos participantes no curso


Orientação
Custódio Oliveira, consultor de comunicação, diretor geral da Omnisinal (Porto). Master em Marketing e Comunicação. Autor de várias obras: “Como gerir melhor”; “Metro do Porto o maior investimento na AMP do Séc. XX”; “Governar é comunicar”… Docente universitário. Custódio Oliveira, para além do estudo, trabalha em comunicação municipal há 33 anos.

Sobre objetivo e metodologia
Este curso intensivo tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos avançados e de competências práticas nas áreas específicas da organização, planeamento, liderança, estratégias, comunicação e marketing de campanhas autárquicas. A metodologia é participativa e tem como ideia central de que importa compreender o funcionamento dos fenómenos ligados às campanhas eleitorais, mais do que adquirir conhecimentos desgarrados. O que compreendemos somos capazes de executar.

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se atualizado(a) recebendo todas as últimas novidades no seu endereço eletrónico.