Notícia

Curso de Comunicação e Marketing Autárquico

Dias 11, 18 e 19 de março em Ponte de Lima

10 de março, 2015
Nova edição do Curso de Comunicação e Marketing Autárquico, agora para os Municípios dos Distritos de Braga e Viana do Castelo.
Inovar em Comunicação
A inovação é uma variável chave da sociedade atual. A inovação é maior desafio que enfrentam as empresas e organizações públicas. A tendência natural dos seres humanos é de funcionarem por hábitos e rotinas. Inovar é um desafio que só os melhores são capazes de enfrentar. Quando as coisas até funcionam para quê pensar na inovação? Perguntam os já conformados. “Governar é comunicar”. A comunicação é indispensável às práticas de boa governança. Quando as coisas falham a resposta mais ouvida é a de que existe um problema de comunicação.

Para quem?
O Curso destina-se a quadros técnicos e a responsáveis políticos que nas Câmaras Municipais dos Distritos de Braga e Viana planeiam e executam a comunicação autárquica.
 
Com que objetivos?
  • Relembrar conhecimentos essenciais e científicos da comunicação em geral;
  • Especificar e desenvolver conhecimentos e experiências no domínio da comunicação autárquica;
  • Aprofundar áreas estritas mas determinantes na comunicação autárquica: estratégias de comunicação; comunicação em situações de crise; comunicação digital; falar em público ou como elaborar e comunicar através do discurso; as especificidades políticas da comunicação autárquica.
  • As novas tendências da comunicação autárquica, no sentido de acompanhar a inovação como variável primeira dos tempos atuais;
  • O citymarketing com instrumento essencial para atingir objetivos bem definidos por Porter , quando explica que espaços territoriais (concelhos ou cidades) competem para atrair:
     - População, turistas, investimentos;
     - Fundos públicos e recursos orçamentais (os diferentes territórios competem pela obtenção de apoios públicos provenientes do estado central e da União Europeia e de Organizações Internacionais;
     - Eventos de dimensão nacional ou mundial (no desporto, na cultura, na organização de congressos);
     - Criar empregos e atrair a implantação de centros de decisão.
Onde?
Na Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Quando e com que horário?
Nos dias 11, 18 e 19 de Março de 2016
Dias 11 e 18 das 9H30 às 18H30.
Dia 19 (sábado) das 9H30 às 13H00.
Total de 20 horas.

Como proceder à inscrição e quanto custa?
 O custo do curso é de 250€ por um participante por Município. Mais que um participante o custo é de 225€ por Município. A esta verba acresce IVA.

Quem orienta?
A responsabilidade de orientação do Curso é de Custódio Oliveira , que recorrerá a outros especialistas em matérias específicas. Custódio Oliveira, consultor de comunicação, diretor geral da Omnisinal (Porto). Master em Marketing e Comunicação. Autor de várias obras: “Como gerir melhor”; “Metro do Porto o maior investimento na AMP do Séc. XX”; “Governar é comunicar”… Docente universitário. Custódio Oliveira, para além do estudo, trabalha em comunicação municipal há 33 anos.

Que metodologia e conteúdos?
O curso é concebido com conteúdos de pós-graduação. O método, como explica Morin  procura responder à nossa necessidade histórica é de encontrar um caminho que detete e não oculte ligações, articulações, solidariedades, implicações, imbricações, interdependências, complexidades. Porque é impossível o saber enciclopédico, porque o conhecimento está à velocidade de um clique e porque, como conclui Morin, é preciso reaprender a aprender. Por isso, o método é de expor conhecimentos, experiências e dúvidas para que um possa escolher ou construir o seu próprio caminho.

Módulos?
  • Conhecimentos base e essenciais sobre comunicação;
  • Especificidades da comunicação autárquica e da comunicação política;
  • Estratégias de Comunicação e de Marketing nas Autarquias;
  • Os atributos da Marca Concelho ou Cidade e o Citymarketing como instrumento de desenvolvimento dos espaços territoriais;
  • Comunicação Interna e gestão inteligente;
  • Gestão e Comunicação em situações de crise;
  • Falar em público: Como elaborar e comunicar o discurso;
  • As novas tendências da comunicação autárquica.

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se atualizado(a) recebendo todas as últimas novidades no seu endereço eletrónico.