Notícia

Internet celebra o 25º aniversário do acesso público

A 23 de Agosto de 1991 que a Internet se abriu a todo o mundo

23 de agosto de 2016
Internet
No dia 23 de agosto, celebra-se o 25º aniversário do acesso do público em geral à World Wide Web. Em 1991, o número de utilizadores não significava a 1% da população mundial; hoje chega a cerca de 50%.
Inicialmente começou por ser um projeto dedicado à partilha de informação no seio da comunidade científica, passando ainda pela esfera da defesa da potência norte-americana, e, por fim, chegou ao grande público.

Foi por mão do engenheiro britânico Tim Berners-Leese, que desenvolveu uma base de dados para o CERN - Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, criando um sistema para cientistas de todo o mundo partilharem informações. Sem o saber estaria a lançar a semente do que hoje é a Internet tal como a conhecemos, quase considerada um "bem de primeira necessidade", utilizada por mais de 3000 milhões de pessoas em todo o mundo. Um número cada vez maior a cada segunda que passa.

Desde então, esta forma de comunicação tornou-se enorme e fundamental para o desenvolvimento da população.

Por ter sido em 23 de Agosto de 1991 que a Internet se abriu a todo o mundo, celebra-se nesta data o Dia do Internauta.

Em Portugal, o número de utilizadores da Grande Rede tem vindo a aumentar. Dados da ANACOM revelam que a percentagem de portugueses que nunca utilizaram a Internet diminuiu, de 32% em 2014 para 28% em 2015. Estes números estão ainda muito aquém da realidade europeia. Apenas 27% dos cidadãos portugueses entre os 16 e os 74 anos utiliza a Internet, contra os 45% registados na UE.

Adicionar comentário

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se atualizado(a) recebendo todas as últimas novidades no seu endereço eletrónico.