Notícia

Dirigir uma campanha eleitoral autárquica

Inscrições abertas para o curso intensivo

2 de janeiro, 2013
O curso intensivo - Organizar e dirigir uma campanha eleitoral autárquica terá lugar no Auditório do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara do Porto (Rua Alves Redol, 292, Porto), entre os dias 29 de Janeiro e 26 de Fevereiro (Terças e Sextas) das 19h às 22h.
Este curso, orientado por Custódio Oliveira, está destinado a candidatos às autarquias locais e directores de campanha.

Apresenta o valor de inscrição de 200 € + IVA com a oferta do Manual “Como Organizar uma Campanha Autárquica” e Diploma de participação.


 

Módulo I
Conceitos essenciais
terça-feira, 29 de janeiro (19:00h às 22:00h)
  • Funções e condições das eleições no sistema democrático
  • Política e poder
  • Caso Prático: A construção dos slogans

Módulo II
Campanha Eleitoral: conceptualização
sexta-feira, 1 de fevereiro (19:00h às 22:00h)
  • Comunicação política e campanhas eleitorais
  • Elaboração do Plano Estratégico Eleitoral
  • Caso Prático – Desenho de um plano estratégico eleitoral

Módulo III
Diagnóstico Eleitoral
terça-feira, 5 de fevereiro (19:00h às 22:00h)
  • Doze fichas do diagnóstico do espaço eleitoral
  • O diagnóstico como base da estratégia
  • Caso Prático – Preenchimento das fichas de diagnóstico de um concelho

Módulo IV
A Comunicação e o Marketing Político em campanha
sexta-feira, 8 de fevereiro (19:00h às 22:00h)
  • Comunicação/Relação vs. Comunicação/Discurso
  • Comunicação através do sistema mediático
  • Comunicação pela Internet
  • Comunicação por meios próprios
  • Caso Prático – Identidade gráfica, visual e paleta de cores

Módulo V
O Candidato
sexta-feira, 15 de fevereiro (19:00h às 22:00h)
  • Construção da imagem do candidato
  • Diferentes tipos de candidatos
  • O que os eleitores querem do candidato
  • O marketing pessoal do candidato
  • Caso Prático – Simulação de focus group: atributos da imagem de um candidato

Módulo VI
Organização da Campanha
terça-feira, 19 de fevereiro (19:00h às 22:00h)
  • Modelos organizacionais
  • Funções específicas de cada estrutura e cargo organizacional
  • Caso Prático – Elaboração de um estudo de volatilidade eleitoral

Módulo VII
Eleitores e Opinião Pública
sexta-feira, 22 de fevereiro (19:00h às 22:00h)
  • Quando decide o eleitor a sua verdadeira intenção de voto
  • Motivação de voto e voto temático
  • Segmentação de voto e líderes de opinião
  • Instrumentos científicos de medição quantitativa e qualitativa de opinião pública
  • Caso Prático – Elaboração de um questionário para uma sondagem e a leitura técnica de uma sondagem

Módulo VIII
A Comunicação Discurso
terça-feira, 26 de fevereiro (19:00h às 22:00h)
  • Técnicas e métodos de falar em público (construção do discurso)
  • Caso Prático – Vinte passos de uma campanha eleitoral em três fases

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se atualizado(a) recebendo todas as últimas novidades no seu endereço eletrónico.