O que um bom empreendedor deve saber responder
Um business plan definido são os pontos-chave
16 de janeiro, 2013
Se é empreendedor, é possível que mais tarde ou mais cedo apareça alguém interessado em investir no seu negócio e pronto para ouvir as suas ideias.
A entrevista é fulcral para decidir se vale ou não a pena investir dinheiro no seu projeto, por isso garanta que sabe responder a algumas perguntas fundamentais.
A entrevista é fulcral para decidir se vale ou não a pena investir dinheiro no seu projeto, por isso garanta que sabe responder a algumas perguntas fundamentais.
Uma apresentação bem preparada e um business plan definido são os pontos-chave.
Já a incubadora espanhola EGauss elaborou um certificado de empreendedorismo com várias perguntas que passam pela área, o produto e serviços, marketing e vendas, gestão e financiamento às quais todo o bom empreendedor deve saber responder. São elas:
Tecnologia/Produto/Serviço
Marketing e Vendas
Gestão e Execução
Financiamento
Já a incubadora espanhola EGauss elaborou um certificado de empreendedorismo com várias perguntas que passam pela área, o produto e serviços, marketing e vendas, gestão e financiamento às quais todo o bom empreendedor deve saber responder. São elas:
Tecnologia/Produto/Serviço
- Que problema resolve a sua tecnologia/produto/serviço? É uma das perguntas mais importantes pois explica o que faz a sua empresa, a que se dedica, o que vende e se é uma novidade que soluciona problemas de um público específico ou responde a uma procura. Se não faz nenhuma destas coisas, a ideia não será muito útil.
- Como se resolve esse problema sem o seu produto? Explique que outras alternativas existem presentemente no mercado para dar resposta a essa necessidade.
- Porque é que vale a pena tentar resolver esse problema com o seu serviço? É necessário explicar que diferença fará a sua proposta relativamente às que já existem e por que motivo a sua é preferível às restantes.
- O que faz o seu produto? Descreva claramente em que consiste o seu serviço/tecnologia.
- Quais são as principais características e benefícios da sua proposta? Explique como funciona a sua proposta, quais as possibilidades que oferece e quais as vantagens que oferece aos utilizadores/compradores comparativamente a outras opções.
- Como está protegido o seu produto? Os investidores que trabalharam nestas questões assumem que esta é de grande importância e que poucos investidores lhe sabem responder. O ideal é referir se a ideia está protegida contra terceiros, nomeadamente se existe alguma patente, se há códigos guardados no caso de se tratar de uma tecnologia e se pode ser facilmente copiada por um concorrente. O mesmo acontece com o registo da marca e do domínio de internet.
- Quais são os principais concorrentes? Deve-se informar se alguém já fez algo parecido e em que situação se encontra. Ainda que isto possa parecer negativo, este ponto pode demonstrar ao investidor as possibilidades de êxito da sua ideia.
- Quais são os critérios de compra dos clientes? Deve conhecer os fatores e o peso na toma de decisões do público ao qual se quer dirigir.
- Como compara a sua solução à dos seus competidores? Saiba reconhecer se o seu produto/serviço/tecnologia é superior ou inferior aos dos seus concorrentes, nomeadamente se está mais/menos avançado tecnologicamente ou se é mais atrativo e seguro.
Marketing e Vendas
- Qual o seu mercado específico? Identifique o público e território ao qual se pretende dirigir.
- Qual o tamanho do seu público? Estude o número de pessoas ou empresas que compõem o mercado ao qual se dirige.
- Qual o crescimento esperado do seu mercado? Tenha em conta as perspetivas de crescimento do seu mercado.
- Quais os segmentos específicos de mercado? É necessário identificar os diferentes grupos que formam o mercado ao qual se dirige.
- Quem paga o produto e porquê? Note se há diferença entre o consumidor final do produto e a pessoa do qual a venda depende, isto é, quem o paga.
- Quem são os clientes atuais e qual o meio de venda? Saiba exatamente como chegar aos futuros utilizadores.
- Qual é a estratégia e plano de expansão por cada segmento de clientes? A estratégia não se deve fazer de forma geral, devendo existir antes uma para cada segmento do mercado objetivo.
- Qual a sua estratégia e plano de expansão em termos geográficos? Explique onde vai lançar o seu produto dividindo por zonas, cidades ou países e também as razões que o levam a atuar nessas localidades.
Gestão e Execução
- Quem são os fundadores? Apresente-se fazendo referência a experiências anteriores de trabalho, iniciativas e habilitações.
- Quem mais faz parte da gestão? Além dos investidores ou acionistas, pense que outros membros farão parte da gestão da empresa, nomeadamente quem irá comandar os possíveis empregados.
- Quem são os seus assessores e sócios atuais? Identifique quem faz a sua assessoria e se existem outros sócios a investir capital.
- Quais os marcos mais importantes conseguidos até agora? Mostre o que conseguiu concretizar até ao momento com o seu projeto, nomeadamente se já assinou algum acordo, realizou algum estudo ou fez empréstimos bancários.
- Qual o estado atual da sua empresa e do produto/serviço? Se a companhia já estiver ativa, descreva a sua situação atual. Se não, refira em que estado está o projeto e quanto tempo falta até estar pronto.
- O que pretende fazer se conseguir obter o investimento? Defina prioridades para a injeção de capital e quais os próximos objetivos a alcançar.
- Qual a estrutura atual de acionistas? Apresente a percentagem de ações que cada sócio tem.
- Quais as previsões de contratação? Analise a necessidade de trabalhadores na empresa em cada fase do plano de crescimento. Pense em quando vai contratar, para quê, quais os recursos necessários e que tipo de pessoas precisa.
- Qual a nacionalidade da empresa e a sua estrutura legal? Estude qual o sítio em que lhe será mais conveniente criar a sua empresa, tendo em conta aspetos legais como o tipo de sociedade que mais lhe interessa ou o pacto de sócios.
Financiamento
- Qual o seu modelo de rendimentos? Este ponto tem de estar claramente definido devendo saber, por exemplo, a partir de que quantidade de vendas se ganham percentagens.
- Quais os custos associados e necessidades de investimento? Apresente os gastos que serão estritamente necessários num determinado momento e quais podem ser dispensados.
- Quando e como se consegue o ponto de equilíbrio da empresa? Estime quando é que os rendimentos e custos da empresa estarão no mesmo nível.
- Quais as possíveis saídas para o investidor? Preveja a possibilidade de saída no caso de um investidor querer abandonar o negócio e recuperar a sua liquidez.
- Quem são os compradores estratégicos na possibilidade de venda da empresa? Identifique potenciais compradores para a empresa.
- Quais as vendas de empresas comparáveis à sua e que preços praticam? Pesquise onde e quando se venderam projetos semelhantes ao seu e a que preço.
- Quais as necessidades de financiamento da empresa? Os empreendedores costumam pedir quantidades erradas de financiamento para a empresa, pelo que faça por valorizá-la corretamente.
- Qual o método utilizado para valorizar a empresa? Apresente os cálculos realizados e pense se vai oferecer uma percentagem de ações em troca do investimento.
- A que é que se destina cada parte do investimento? Divida os custos por áreas: marketing, recursos humanos, desenvolvimento tecnológico, etc.